domingo, 13 de janeiro de 2013

Porco atolado na mandioquinha


INGREDIENTES
500g de lombo de porco cortado em cubos médios
Suco de meio limão
100ml de vinho branco seco
Sal, pimenta-do-reino, alecrim, folhas de sálvia e cheiro verde picado a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
½ pimenta vermelha picada
2 folhas de louro
2 tomates sem sementes picados
500g de mandioquinha descascada e cortada em cubos médios
1 litro e meio de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1 meio litro de água)Falso Caviar de Agrião
500g de sagu
2 litros de água
500ml de suco de agrião (1 maço de agrião batido no liquidificador com 400 ml de água e coado)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


MODO DE PREPARO
Numa tigela tempere 500g de lombo de porco cortado em cubos médios com suco de meio limão, 100ml de vinho branco seco, sal, pimenta-do-reino, alecrim e folhas de sálvia a gosto. Deixe marinando por 2 horas.
Depois deste tempo retire o lombo da marinada e coloque-o numa panela com 4 colheres (sopa) de azeite e deixe dourar (+/- 8 minutos). Junte 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, meia pimenta vermelha picada e 2 folhas de louro e misture bem até dourar (+/- 2 minutos).
Acrescente 2 tomates sem sementes picados, 500 g de mandioquinha descascada e cortada em cubos médios e 1 litro e meio de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1 litro e meio de água).
Cozinhe por 30 minutos (em fogo médio) mexendo vez em quando. A mandioquinha vai cozinhar e virar um creme e o lombo vai ficar atolado neste creme grosso. Corrija o sal e salpique bastante cheiro verde a gosto. Sirva acompanhado de caviar de sagu e agrião.Falso Caviar de AgriãoNuma panela grande em fogo médio cozinhe 500 g de sagu em 2 litros de água, mexendo sempre para o sagu não grudar (+/- 30 minutos) até ficar transparente. Escorra o sagu numa peneira e lave bem em água corrente.
Transfira o sagu para uma tigela e adicione 500 ml de suco de agrião (1 maço de agrião batido no liquidificador com 400 ml de água e coado) e sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Deixe de preferência de um dia para o outro na geladeira.

0 comentários: