sexta-feira, 25 de junho de 2010

Moqueca de Peixe

moqueca_de_peixeIngredientes:

600 gramas de filé de peixe branco
Suco de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino
2 colheres de sopa de óleo
4 dentes de alho picados
8 sementes de coriandro
2 cebolas pequenas
1 pimentão
3 tomates sem pele e sem sementes
2 pimentas vermelhas
Meio copo de água
Dois terços de xícaras de leite de coco
500 gramas de camarão limpo
4 colheres de sopa de coentro picado
2 colheres de sopa de azeite de dendê
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada


Modo de Preparo:

1 - Corte os filés de peixe. Coloque-os numa travessa, tempere com pimenta-do-reino, sal e o suco de limão. Tampe a travessa e leve à geladeira por dez minutos. Se o peixe tiver espinhos, deixe pelo menos 30 minutos dentro da água.

2 - Corte a cebola e o pimentão em rodelas finas. O tomate sem pele e sem sementes em cubos. Pique separadamente o alho, a salsa e o coentro. Pique a cebolinha e a pimenta vermelha sem sementes.

3 - Em um pilão soque as sementes de coriandro até que fiquem quase pó. Reserve. Em uma panela comum, panela de barro ou de ferro quente coloque óleo. Acrescente o alho picado, as sementes de coriandro e mexa com uma colher de madeira deixando perfumar o óleo com estes aromas.

4 - Antes que o alho comece a pegar cor, acrescente as cebolas, o pimentão e cozinhe por alguns minutos sem mexer, somente misturando um pouco. Acrescente uma parte dos tomates e a pimenta vermelha. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Ajeite o conteúdo na panela para que a mistura se assente, mas não deve mexer muito. Acrescente um pouco de coentro e salsa.

5 - Coloque o peixe por cima e acrescente o resto do tomate, a água, um pouco mais de coentro e ajeite na panela novamente. Deixe cozinhar de dez a quinze minutos. Acrescente o leite de coco e o camarão fresco. Mexa um pouco novamente e cozinhe por mais cinco minutos.

6 - Quando o camarão mudar de cor apague o fogo e acrescente o resto das ervas e o azeite de dendê. Deixe repousar alguns minutos e sirva.

0 comentários: